Não posto nada a séculos. Acabei de escrever um email legal pro grupo da unirio e resolvi colocá-lo aqui:
Nunca imaginei que quando coloquei meu nome como suplente do CCET na Comissão Eleitoral eu iria ter uma experiência como a de hoje.
Começamos com alguns debates e pleitos fervorosos discutidos dentro da Comissão Eleitoral durante a tarde e noite e depois passei pelas discuções na urna do CCH. Achei que a minha dosse de adrenalina diária teria sido gasta alí.
Mas a apuração ainda não havia nem começado e o melhor ainda estava por vir. De início eu estava na contagem de cédulas, uma tarefa um tanto quanto chata. Porém a partir da segunda urna passei a ser o responsável por calcular resultados parciais aplicando a paridade e divulgá-los a todos.
No início a Chapa 1 havia aberto aproximadamente 58%. Mas a cada urna a vantagem diminuía, e chegamos a última urna com o placar de 50,5% para a Chapa 1 contra 49,5% para Chapa 2. Fomos então abrir a urna do HUGG com a situação completamente indefinida. Primeiro foram totalizados os votos de alunos e professores, faltando apenas os votos dos técnicos serem computados para sabermos o resultado.
Nesse momento fizemos as contas parciais e vimos que se o resultado dos técnicos fosse 62% a 38% para a chapa 2 teríamos um empate! E o mais impressionante é que até a urna anterior esse placar estava em 64& x 36%. Eu não acreditava no que estava vendo. Uma eleição com quase 4 mil participantes estava caminhando para terminar empatada!
Quando anunciado o resultado, 341 para a Chapa 2 contra 254 para a Chapa 1, a Chapa 2 comemorou a vitória, e todos acreditaram que eles tinham conseguido o seu percentual. Então fui eu fechar as contas para divulgar o resultado oficial. Foi então percebi que ninguém havia se dado conta de que esse resultado na verdade fora de 57,3% x 42,7%, forçando um resultado final nos técnicos de 59% a 41% para a Chapa 2, ou seja, abaixo dos 62% que garantiriam o empate e dando a vitória na verdade a Chapa 1!
Foi algo indescritível ver a reação daquelas pessoas que acreditavam ter perdido a eleição comemorando uma vitória já inesperada. E eu tremia, pois já havia refeito 3 vezes as contas para ter certeza de que não cometeria nenhum engano assim como alguns fizeram antes e comemoraram sem ter vencido!
Agora são cinco e meia da manhã, acabei de chegar em casa e simplemente não consigo dormir devido tamanha emoção que foi essa Apuração. Quem não foi perdeu o maior evento que já presenciei na UNIRIO, e provavelmente nunca mais teremos uma eleição igual a essa.
Aproveito esse espaço para divulgar alguns números finais da eleição:
Votos:
Chapa 1:
Docentes: 188
Técnicos-Administrativos: 349
Discentes: 1797
Total: 2334
Chapa 2:
Docentes: 247
Técnicos-Administrativos: 509
Discentes: 811
Total: 1567
Percentuais:
Chapa 1:
Docentes: 43,22%
Técnicos-Administrativos: 40,68%
Discentes: 68,90%
Total: 50,93%
Chapa 2:
Docentes: 56,78%
Técnicos-Administrativos: 59,32%
Discentes: 31,09%
Total: 49,07%
Parabenizo ambas as Chapas pela belíssima campanha que tivemos e aos alunos que se mobilizaram participando do processo, conseguindo um número que acredito eu ser recorde na instituição de 2608 alunos votando. Mais ainda é pouco, somos aproximadamente 6 mil e na próxima temos que estar mais presentes!
Bem, vou terminar por aqui, acho que ninguém aguenta mais ler minhas besteiras, mas tive que escrever esse texto para compartilhar com todos o que foi esse momento. Agora é trabalhar para que Malvina Tuttman e Luis Pedro Jutuca sigam seus planos divulgados e possam gerir a UNIRIO da melhor forma possível!
Um bom dia para todos,
Henrique Rabelo de Andrade.